A- A+

Grupo Toniato

"É com imenso prazer que informo após 5 meses de muito trabalho junto ao Programa Integrare e na grande batalha para o desenvolvimento dos fornecedores, que fechamos nossa primeira negociação."

Franciane da Conha Dias, da área de comunicação

O Grupo Toniato é uma Associado que durante dois anos fazia parte do projeto, porém não conseguia fechar nenhum negócio.

Em Março de 2011, após uma reunião com o Integrare, a história começa a mudar. Com uma nova percepção da organização, algumas ações iniciam-se: cotações passam a ser solicitadas mensalmente, feedbacks são enviados aos fornecedores visando desenvolvê-los, a empresa disponibiliza em seu site e intranet espaços especiais ao Integrare, e por fim, insere em seu relatório oficial de cotações a frase - "Trabalhar a diversidade é trabalhar a sustentabilidade, Grupo Toniato Associado ao Integrare".

No entante, o primeiro negócio ainda não se concretizara. Durante o Workshop de Compradores, o Integrare lançou um desafio às Associadas: que efetuassem, até o final deste ano, um novo negócio com um novo fornecedor. A Toniato, então, encontrou uma oportunidade para o segmento de Tecnologia e Telecomunicação.

Após muito trabalho na busca por fornecedores que atendessem a solicitação, finalmente a empresa concretiza seu primeiro negócio.

Leia na entrevista com Franciane os principais aspectos dessa história de sucesso.

Quais as principais dificuldades que enfrentou ao longo do processo?
A maior dificuldade para o Grupo Toniato foi efetivamente fechar negócios, pois esta era além de uma grande dificuldade, um grande desafio, para chegar a esse ponto precisávamos dedicar muito trabalho, e na trajetória para alcançar esta meta, conhecemos várias histórias, vários fornecedores, e com isso o Integrare passou a fazer parte do nosso dia-a-dia. A ansiedade para fechar negócio e desenvolver o fornecedor se tornava cada dia maior, a vontade de fazer acontecer se tornava imbatível, e isso nos fez alcançar os objetivos e vencer as dificuldades e os desafios.

Quais as lições aprendidas com a trajetória que percorreu?
Como é importante o planejamento, pois se temos claro os objetivos e metas traçadas, as ações constantes no planejamento nos levarão ao sucesso do projeto, pois a conquista é apenas consequência do trabalho efetuado.

Com envolvimento do Departamento de Comunicação, nos mais diversos trabalhos da Empresa, aproveitamos esta área para destacar o Programa Integrare no Grupo Toniato e onde estamos presentes. Ainda que o projeto seja focado em compras/suprimentos, aprendemos a ampliar as perspectivas deste modelo de responsabilidade social, em que assim, conseguiremos fortalecer as micros e pequenas empresas e a diversidade como incremento da economia brasileira, que é a proposta do próprio Integrare.

Aos fornecedores, qual a sua mensagem?
Primeiramente parabenizá-los por fazer parte deste importante Programa que é o Integrare, e aproveito para orientá-los a aproveitar ao máximo as oportunidades, pois junto com eles trabalha uma equipe totalmente dedicada e com vontade de ajudá-los, a Equipe Integrare será com certeza o fator de mudança e de sucesso para os fornecedores de sua base, aproveitem.

O aprendizado diário, o envolvimento de empresas e profissionais como Franciane da Cunha Dias, são os ingredientes principais para o sucesso do Integrare. Dessa maneira, a Integrare Informa reconhece e parabeniza o Grupo Toniato pelo excelente trabalho e, acima de tudo, comprometimento com a causa.